Crescer com Afecto

Sobre o Projecto

CRESCER COM AFECTO 04

Promover o desenvolvimento e crescimento emocional saudável das crianças é o objectivo principal do projecto “Crescer com Afecto”, que consiste no desenvolvimento de três ateliers de actividades psicopedagógicas para grupos de 20 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

Através de brincadeiras que proporcionam relaxamento e estimulam a criatividade, as crianças serão desafiadas a representarem a sua família, a identificarem os laços afectivos que as unem aos diferentes membros, a descobrirem que têm dentro de si uma fonte inesgotável de recursos para lidar com o dia-a-dia, e a definirem as qualidades que têm e as que gostariam de ter.

Cada atelier será composto por 2 sessões (uma para crianças dos 6 aos 8 anos e outra para crianças dos 9 aos 12 anos) e envolverá actividades como o desenho, a pintura e a colagem, entre outras relacionadas com a expressão plástica e técnicas de relaxamento. As sessões terão a duração de 150 minutos e serão monitorizadas por psicólogas.

Estes ateliers serão desenvolvidos na Mouradia – Casa Comunitária da Mouraria na Associação Renovar a Mouraria e realizar-se-ão aos domingos entre as 15h e as 17h30 ao longo dos meses de Setembro (15,22,29) e Outubro (6,13,20).

Este projecto nasceu da nossa vontade de abrirmos as nossas portas a toda a comunidade e abraçarmos as suas carências e necessidades, oferecendo às famílias com menos possibilidades a oportunidade de encontrarem novos caminhos connosco e crescerem com afecto.

Por esta razão, todos os ateliers serão gratuitos, de forma a dar a oportunidade a todas as crianças e famílias de poderem usufruir dos mesmos.
Para inscrever uma criança envie-nos um e-mail para geral@psicologosassociados.net e enviar-lhe-emos directamente a ficha de inscrição que deve ser preenchida e reencaminhada.

Os Ateliers

1. Famílias: todas diferentes, todas iguais
Participantes: 12-20 Crianças com as respectivas famílias
Resumo da actividade: Abordar-se-á o conceito de família através de actividades como o desenho, a pintura e a colagem, que serão seguidas da discussão, entre as várias famílias, dos trabalhos desenvolvidos. Estas actividades têm como objectivos ajudar os participantes a compreender que: o conceito de família somos nós que o fazemos; cada família é diferente e única; relacionamo-nos de forma diferente com cada membro da nossa família; há diferenças entre como nós vemos a nossa família e os outros a vêem.

2. O meu jardim secreto
Tema: todos temos um “jardim secreto” dentro de nós.
Participantes: 12-20 crianças
Resumo da actividade: Através de actividades de relaxamento e actividades de expressão plástica, pretende-se ajudar os participantes a desenvolverem a sua criatividade, a aprenderem a relaxar e a irem ao encontro do seu “jardim secreto”.

3. E se um tornado me levasse?
Tema: O que é que eu procuro?
Participantes: 12-20 Crianças
Resumo da actividade: Esta actividade basear-se-á na história do Feiticeiro de Oz. Através da realização de trabalhos de expressão plástica em grupo (de forma a aprender a trabalhar em grupo para construir coisas positivas), as crianças serão incentivadas a procurar dentro de si as qualidades que têm e aquelas que gostariam de ter, de forma a promover a sua auto-estima. Serão também efectuados exercícios de relaxamento baseados no mesmo tema.

Fazem parte deste projecto:

crescer
Ana Cardoso de Oliveira – Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta. Fundadora da Psicólogos Associados. Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU). Tirou uma pós-graduação em Psicoterapias Breves pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves. Tem uma vasta experiência clinica e é autora do livro “Porque nos apaixonamos pelas pessoas erradas?” e coordenadora do livro “Os filhos! Onde está o manual de instruções?”.

Joana Nogueira – Psicóloga Clínica.Tirou o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU). Trabalha na Psicólogos Associados como psicóloga clínica.

Mafalda Galvão-Teles – Psicóloga Clínica.Tirou Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU). Colaboradora da Psicólogos Associados. Trabalha também no NEDOSaúde como psicóloga clínica.

Marta Andrade – Psicóloga Comunitária. Licenciou-se em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU). Estudo e formação em Programas de Prevenção do Bullying. Colaboradora da Psicólogos Associados.

Teresa Rebelo Pinto – Psicóloga Educacional. Tirou o Mestrado Integrado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU). Pós Graduação em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Colaboradora da Psicólogos Associados. Trabalha também no CENC – Centro do Sono.

Ana Fonseca – Artista plástica. Formou-se em Arte e Design no Chelsea College of the London Institute e tirou o bacharelato em Fine Arts Honours na Middlesex University of London. Tem realizado vários trabalhos e exposições individuais e participado em exposições com outros artistas.