Aproxima-se o encerramento dos Encontros com a Identidade
Depois de uma exposição de arte, um passatempo fotográfico, um ciclo de conferências e duas investigações, aproxima-se o encerramento dos Encontros com a Identidade. Para o assinalar preparámos um evento onde se fará o balanço da iniciativa.
O encerramento decorrerá no próximo dia 4 de dezembro, entre as 19h e as 21h, na Sala Sacarrão do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que acolheu a exposição das obras dos artistas Adriana Molder, Ana Jotta, Ana Vidigal, Fernando Nobre, Joana Astolfi, Julian Isoré, Marta Alvim, Nuno Viegas e Pedro Batista, patente desde o dia 30 de outubro.
Esta será, assim, a última oportunidade para visitar a exposição dos Encontros com a Identidade e uma boa ocasião para (re)pensarmos em conjunto a temática da(s) identidade(s).
Encontros com a Identidade arrancam com inauguração de Exposição de Arte Contemporânea

Foram muitas as pessoas que por lá passaram, tornado este evento inesquecível. A todas elas e aos nossos apoiantes deixamos os nossos sinceros agradecimentos.
A Exposição estará patente até dia 30 de novembro. Não percam a oportunidade de a visitar e descobrir os trabalhos de Adriana Molder, Ana Jotta, Ana Vidigal, Fernando Nobre, Joana Astolfi, Julian Isoré, Marta Alvim, Nuno Viegas e Pedro Batista.
Uma Exposição onde 9 artistas se encontram com obras de pintura, fotografia, colagem, vídeo, desenho digital e performance à volta do tema da Identidade.
Para aguçar o apetite convidamos-vos a espreitar as fotografias que assinalam o dia da inauguração
Novidades ENCONTROS COM A IDENTIDADE!
[CONTACT_FORM_TO_EMAIL id=”1″]
Delírio de Uma Noite de Verão
26 e 27 de Julho, nos Paços do Concelho, em Loures
A Companhia de Teatro-Circo Gato Ruim tem o prazer de anunciar a estreia da sua mais recente produção: o espectáculo Delírio de uma Noite de Verão.
O bosque encantado é assombrado pela ameaça de uma figura sinistra, encoberta num negro manto, que cobiça os poderes mágicos das pequenas fadas. Mas neste cenário idílico, ainda que aparentemente indefesas, as fadas não estão sozinhas…
Uma viagem a um mundo fantástico onde nem só com asas se pode voar!
Um espectáculo de Susana Alves Costa, com Alice Chaves, Susana Alves Costa e a participação das alunas da classe infantil do Curso de Técnicas Circenses da Companhia. Participação especial de Maria Casal Crespo.
Sábado, 26 de Julho às 22h45 e domingo 27 às 21h em na fachada da Câmara Munipal de Loures (Rua da República, Loures).
Mais informações em:
www.gatoruim.com
PA – Psicólogos Associados e Projeto Sono escolas associam-se para falar de sono e criatividade na madeira
Na sequência das comemorações do Dia Mundial do Sono, celebrado a 14 de março, a PA Psicólogos Associados e o Projeto Sono Escolas promovem um conjunto de sessões de formação e sensibilização sobre a importância do sono e a sua relação com a criatividade.
Estas sessões decorrerão nos próximos dias 31 de março, 1, 2 e 3 de abril, em escolas do Funchal, de Santo António e do Caniço, no Centro
de Apoio Psicopedagógico do Funchal e na Casa do Povo do Caniço.
A abertura deste programa terá lugar na Feira do Livro da Escola de Faial e contará com a participação da escritora Lígia Brazão que apresentará o livro “Dormir é bom, Dormir faz bem”, de Teresa Paiva e Helena Rebelo, com ilustrações de Danuta Wojciechowska.
As sessões de formação serão conduzidas pelas psicólogas Ana Cardoso Oliveira e Teresa Rebelo Pinto que, através desta parceria
inovadora entre a PA Psicólogos Associados e o Projeto Sono Escolas, juntam a sua vasta experiência de trabalho nestas temáticas para falar da associação entre a qualidade do sono e a criatividade, e da sua importância para a aprendizagem e o sucesso escolar.
A organização do programa coube a um grupo de professores do Funchal.
Investigando a Identidade…
“A Arte está em todas as coisas, até nas GAVETAS”. Deixe-nos conhecer a sua CAPACIDADE CRIATIVA!
Se ficou curioso(a), junte-se a nós na investigação “Estilos de Identidade, Criatividade e Sintomas Emocionais: Estudo Exploratório com Adultos Portugueses”.
Com este estudo pretendemos:
- Conhecer melhor a relação entre a identidade, a criatividade e determinados sintomas emocionais.
- Perceber a relação entre os estilos de identidade e a criatividade através das GAVETAS.
Não se preocupe! O estudo é CONFIDENCIAL e será mantido o ANONIMATO.
Nesta fase, o sucesso desta pesquisa depende da sua colaboração. Apelamos assim à sua participação, bastando para tal clicar na ligação abaixo e seguir as instruções do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1vrislpJiO0UNbc3EMHoTJaVC7GEXgxnhcXx3vedJBAk/viewform
Poderá participar até ao final de Abril. Gostaríamos ainda de contar com a sua ajuda na divulgação desta iniciativa.
Para mais informações, contacte-nos para: geral@psicologosassociados.net.
Obrigada pela sua colaboração!
Artigo da revista Pais & Filhos com a participação da Dra Ana Cardoso de Oliveira
(Clique nas imagens para ampliar)
Atelier “Crescer com Afecto”
A Psicólogos Associados está a desenvolver Ateliers Psicopedagógicos para crianças dos 6 aos 12 anos. O Objectivo é que estes ateliers sejam gratuitos para que todas as crianças, independentemente do seu estrato social e da situação financeira dos pais, possam participar! O tema é “Crescer com Afecto”.
Para saber mais sobre estes ateliers e ver algumas fotografias, clique aqui.
Entrevista da Drª Ana Cardoso de Oliveira na Revista Cosmopolitan
Obrigado!

Programa Alumni – Pode falar-nos um pouco do seu percurso depois de finalizar o curso no ISPA?
Drª Ana Cardoso Oliveira – Imediatamente após o curso fui fazer um serviço à periferia, em Alcobaça, e na altura comecei a trabalhar integrada em diversas instituições no âmbito de parcerias. Fazia intervenção clínica já no âmbito de uma sociedade ao mesmo tempo que dava aulas e formação a profissionais de outras áreas.
Programa Alumni – O que a fez fundar a Psicólogos Associados?
Drª Ana Cardoso Oliveira – A Psicólogos Associados surgiu como a segunda sociedade de profissionais dentro da área da saúde mental que tem uma intervenção especializada em diversas áreas, com grupo de supervisão que integra não só psicólogos como também terapeutas da fala, nutricionistas, etc., e com vários projectos de intervenção na comunidade.
Para contribuir para este projecto click no link que se segue” http://ppl.com.pt/pt/
Atelier “Crescer com Afecto”
A Psicólogos Associados está a desenvolver Ateliers Psicopedagógicos para crianças dos 6 aos 12 anos. O Objectivo é que estes ateliers sejam gratuitos para que todas as crianças, independentemente do seu estrato social e da situação financeira dos pais, possam participar! O tema é “Crescer com Afecto”. Porém, para tornar esta ideia possível precisamos de fundos.
Se puder contribuir com o que lhe for possível, a Psicólogos Associados agradece! Conforme o valor da contribuição tem direito a diferentes recompensas (por exemplo: uma consulta de neurolinguística ou um rastreio de terapia da fala).
Para contribuir é muito simples, basta “clickar” no link abaixo e efectuar os seguintes passos:
1- Clickar em “contribuir”
2- Pôr o montante com o qual pretende contribuir
3- Criar uma nova conta de utilizador do PPL (pode fazê-lo facilmente conectando-se com o facebook)
4-Contribuir através de Multibanco (é-lhe dada uma referência), Paypal, ou transferência bancária
Ajude-nos a Ajudar! Nós agradecemos e a crianças também!
http://ppl.com.pt/pt/prj/crescer-com-afecto?submit=Contribuir

Relações fortes
Pais & Filhos (www.paisefilhos.pt)
4 Fevereiro 2013
Tornar-se tio ou tia é uma coisa que nos acontece. É completamente alheia à nossa vontade ou ao nosso controlo, e, no entanto, muda-nos a vida. Unidos pelo sangue, juntos pelo amor, são assim as relações entre tios e sobrinhos.
Não creio que tenha sido uma criança ou adolescente mais difícil do que a maioria, embora tenha memórias claras de ter dado um bocadinho mais de trabalho do que as minhas irmãs… De qualquer forma, recordo-me de, ocasionalmente, achar que os meus pais não estavam a ser lá muito justos comigo. E, nessas alturas, visitava a minha tia.
Educando futuros adultos “psicologicamente saudáveis”
Catarina Lucas, 2012
Psicóloga clínica, licenciada em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior.
Os problemas de âmbito psicológico não são uma realidade contemporânea. Todavia, o que se verificava era um enorme desconhecimento sobre os mesmos.
À medida que vou acompanhando adultos em consulta de psicologia, vou-me apercebendo que muito daquilo que estas pessoas são, bem como muitos dos sintomas que manifestam, se interligam de forma bastante coesa com a educação que receberam. Até aí todos seríamos capazes de concordar. Contudo, não falamos apenas de adultos que sofreram traumas na infância. Falamos também de crianças que receberam uma educação onde a proteção ultrapassa a barreira do saudável. São estas crianças que nunca necessitaram ultrapassar obstáculos, que nunca sentiram a responsabilidade e às quais nunca foi dada suficiente autonomia, que mais tarde desenvolvem personalidades patológicas, como por exemplo personalidades dependentes.