Terapia da fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo da comunicação humana e perturbações relacionadas. Neste contexto a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e á produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal (Perfil Profissional dos Terapeutas da Fala da União Europeia – C.P.L.O.L., 1997).

terapia da fala

A Avaliação em Terapia da Fala requer uma abordagem compreensiva dos aspetos funcionais e outros aspetos da competência comunicativa. Deve ser um processo contínuo através de testes objetivos e da observação clínica, para a formulação de um plano de intervenção.

A Intervenção em terapia da fala tem como objetivo primordial levar os indivíduos – crianças, jovens, adultos e idosos – ao mais alto nível de comunicação e de funcionalidade, de aumentar um estilo de vida independente. O processo terapêutico pode incluir uma intervenção direta ou indireta, incluindo sempre um acompanhamento e aconselhamento permanente durante todo o processo. Implica uma reabilitação e reintegração na vida social e profissional.

A abordagem centra-se no indivíduo e na problemática apresentada. Orienta-se pela maximização das competências funcionais e comunicativas do mesmo, respeitando as suas necessidades e objetivos individuais.

Avalia e intervém em todas as problemáticas que condicionem a comunicação e a funcionalidade da criança, adolescente, adulto e idoso (como alterações da competência comunicativa, perturbações da linguagem, da articulação verbal, da fluência, da voz e da deglutição). Privilegia a avaliação e o planeamento da intervenção como uma construção multidisciplinar resultante da avaliação de diferentes profissionais, sempre que se demonstre necessário.   


Outros serviços:

– Rastreios gratuitos mediante marcação prévia em crianças dos 4 aos 7 anos.

– Realização de pré-requisitos para a frequência na Licenciatura em Terapia da Fala

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *