Ansiedade e Fobias


Ansiedade Generalizada

A ansiedade generalizada caracteriza-se por uma ansiedade e preocupação excessivas, que ocorrem durante mais de metade dos dias, durante pelo menos 6 meses.
Normalmente, circunscreve-se a um certo número de acontecimentos ou actividades (tais como o trabalho, o desempenho académico, saúde ou segurança). Nesta situação a pessoa tem dificuldade em controlar a sua preocupação, sendo muito desgastante e interferindo com outras áreas na vida da pessoa.
Todos nos preocupamos com situações na nossa vida e tentamos resolver, interna e externamente. Para uma pessoa que sofre de Ansiedade Generalizada essas preocupações tomam proporções mais intensas e distantes do real, não permitindo que a pessoa relaxe ou se sinta capaz de ultrapassar o seu sofrimento sozinha.
A nossa ajuda é preciosa para estas pessoas, pois através de ferramentas e estratégias fornecidas num espaço psicoterapêutico, a pessoa torna-se capaz de ver novos caminhos, de lidar de forma mais adaptada com o seu sofrimento, ultrapassando-o.


A ansiedade e a preocupação estão associadas a 3 (ou mais) dos seguintes sintomas:  

1

Agitação/Nervosismo/Tensão interior

2

Fadiga fácil

3

Dificuldades de concentração/Esquecimentos devidos à ansiedade

4

Irritabilidade

5

Tensão muscular

6

Dificuldade em adormecer/Permanecer a dormir/Sono agitado


Perturbação de Ataque de Pânico

Todos já experienciámos ansiedade pois esta é uma resposta orgânica perante a ameaça ou o perigo. O ataque de pânico distingue-se por ser imprevisível, súbito, surgindo quando menos se espera.
Muitas vezes a pessoa realiza vários exames médicos antes de perceber que sofre de perturbação de ataque de pânico, tentando atribuir uma causa física. Ao contrário do que se pensa, depois de um despiste orgânico poderá fazer-se uma avaliação do impacto de um factor emocional ou afectivo que poderá provocar o ataque de pânico e que pode ser resolvida com um acompanhamento psicoterapêutico breve.
Por ser inesperada, a perturbação de ataque de pânico pode tornar-se incapacitante, pois a pessoa experimentou um momento intenso e assustador e fica, ansiosamente, na expectativa de quando poderá ocorrer o próximo.

Fobia Social

Medo de situações sociais ou de desempenho de algo enquanto se está a ser observado por outras pessoas.
Ansiedade perante a exposição.
Reconhecimento de que o medo é excessivo e irracional.
Evitamento das situações.
Interferência nas actividades normais.
O medo não se relaciona com problema existente (gaguejar, doenças do movimento, bulimia, etc.).


Desta forma o ataque de pânico traduz-se numa situação de grande desconforto (cerca de 10 a 15 minutos) com 4 ou mais dos seguintes sintomas: 

1

Palpitações

2

Suores

3

Tremores

4

Dispneias

5

Sufocação

6

Dor no peito

7

Náusea ou mal-estar abdominal

8

Tonturas

9

Despersonalização (sensação de distanciamento de si próprio)

10

Desrealização (alteração da sensação de realidade do mundo exterior)

11

Medo de se descontrolar ou enlouquecer

12

Medo de Morrer

13

Parestesias (sensações cutâneas espontâneas sem ter havido estimulação)

14

Sensação de calor ou frio

Agorafobia

Ansiedade ligada a lugares ou situações de onde não se possa fugir facilmente ou sem ajuda possível, ou onde possa ter um ataque de pânico (por exemplo: estar só fora de casa, estar numa multidão ou numa fila, atravessar uma ponte, viajar de autocarro, comboio ou automóvel).
Evitamento destas situações.

Fobia específica

Medo acentuado e persistente desencadeado pela presença ou antecipação de um objecto específico (viajar de avião, alturas, animais, injecções, sangue, etc.)
A exposição a esse estímulo provoca uma resposta ansiosa imediata que pode ter a forma de um ataque de pânico.
A pessoa reconhece que esse medo é excessivo e irracional.
As situações fóbicas ou são evitadas ou enfrentadas com intensa ansiedade e mal-estar.
O evitamento ou mal-estar perante as situações temidas interfere nas rotinas normais, funcionamento profissional (ou académico), relacionamentos e actividades sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *